[Resenha] Ainda Não Te Disse Nada

by - sexta-feira, dezembro 23, 2011

Olá,queridos!
Bem, hoje venho compartilhar com vocês a resenha do livro Ainda Não Te Disse Nada, de Mauricio Gomyde publicado pela Editora Porto 71. Sem sombra de dúvidas, preciso dizer que foi a resenha mais difícil de escrever nesses últimos meses.Enfim, é preciso segurar a emoção e expor sobre o papel a emoção que senti durante toda a leitura. É preciso conter as lágrimas e escrever. Vamos lá!


Sinopse: "Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...

Título: Ainda não te disse nada
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto71
236 páginas
COMPRAR
ISBN 978-85-911840-1-9
Gênero: Romance

Classificação: 

Ainda não te disse nada começa narrando a história de Marina, uma jovem de 25 anos, linda, descendente de italianos e que sonha ser estilista de moda. É isso mesmo, uma estilista de moda, e não padeira como os seus pais queriam que ela fosse. Marina era uma pessoa muito determinada e já sabia o que queria desde o momento que abandonou a cidade do interior em que vivia para morar na grande metrópole São Paulo. Para pagar seu curso de Designer em Moda era preciso trabalhar para se manter, ainda que não fosse com o que tanto sonhava. E para isso, Marina vai trabalhar numa agência de Correios. Só que Marina não queria transportar as histórias alheias, era queria fazer parte da história. Queria encontrar um amor puro e perfeito assim como toda romântica sonhadora. E como toda romântica nata, para cada fase da sua vida, ela tinha uma canção para representar o que estava sentindo, só que no caso de Marina, ela possuía várias, já que tinha sempre em mãos sua inseparável playlist de músicas.


Numa vida quase um tanto monótona, surge uma mulher ruiva,muito bonita com um ar meio que enigmático. É essa mulher que despertará em Marina a curiosidade de saber como nos dias atuais alguém ainda tem o hábito de escrever cartas à mão. Será num dos espaços muitas vezes frequentados por Marina, ou seja, a livraria, que ela irá conhecer Julia de La Rocque, que de imediato será apresentada apenas como o Anjo Carteiro. Julia era incumbida de escrever cartas para pessoas que ela nem conhecia,mas que através de um formulário tinha o conhecimento básico do que deveria escrever a elas.


Naquele momento, Marina se questionava se aquilo era correto ou não. Enfim, não lhe cabia julgar Julia, pois ela no fundo acalentava a dor de alguém, suprimindo suas saudades e alimentando um sopro de esperanças naqueles que trocavam cartas. Só que o destino estava por pregar uma peça em Marina, colocando aquela mulher em seu caminho. Pois, mais adiante Marina seria responsável por tomar o lugar daquela mulher. E foi assim que tudo começou a transformar-se na vida de Marina. A caixa postal 787 seria mantida por ela às escondidas, pois a partir desse momento,seria ela a condutora dessa história tão imprevisível. 

Entre a correria comum a cidade grande, Marina tem com suas inseparáveis amigas, Thaís e Francesca momentos hilariantes. Amigas de faculdade que vivem momentos lindos e incríveis durante o decorrer de toda a narrativa. Outras pessoas também farão parte de sua vida, assim como Luca,o namorado professor que todas cobiçavam. E ainda Otavinho, o vizinho adolescente tarado mas com um coração de ouro. Muita coisa acontece na vida de Marina até que ela se inscreve num concurso cultural que valerá um estágio em Paris.E é nesse concurso que ela irá depositar todas suas esperanças de se tornar uma estilista famosa. É através das cartas que Marina irá trocar com Heitor que surgirá a grande chance de mudança na sua vida.A partir daí, tudo na vida de Marina irá virar de cabeça para baixo. 

Bem, não quero me ater no simples fato de resumir o livro até porque não faz bem o meu estilo. Só preciso dizer que esse livro foi um dos livros mais difícies de serem resenhados. Pois, um nó na gargata se fez durante todo o decorrer da leitura, um aperto no peito e uma incontrolável vontade chorar se tornou quase que insuportável.

O livro é lindo em todos os aspectos. A maneira como toda a narrativa é conduzida nos fazer imaginar cada personagem construído, cada cenário imaginado. A leveza com que Mauricio construiu uma história de amor com tanta perfeição é incrível. Cada detalhe foi determinante na construção dessa narrativa, as referências musicais, os lugares descritos de maneira detalhada, a construção psicológica de cada personagem, tudo foi perfeito. Esse é o primeiro livro que leio do autor e posso dizer com convicção que foi para mim, uma das mais lindas e ricas obras que já li durante a minha vida. 

Os diálogos entre Marina e suas amigas Thaís e Francesca são um dos momentos mais engraçados e reflexivos do livro. Reflexivos porque muitos deles são reproduzidos por cada um de nós todos os dias. Como acontece normalmente, li o livro de Mauricio em pouco tempo. É preciso citar como isso ocorreu. Acordei às 5:50h, estava completamente sem sono,me sentindo entediada e resolvi pegar um livro para ler. Escolhi esse em questão. Foi tudo muito rápido. Quando percebi era exatamente 10:00h da manhã e eu estava sentada na cama chorando, com uma dor no peito e um nó na garganta. Me fiz Marina, ora Milena, conheci Heitor, fui um pouco Francesca, um pouco Thaís. Pude sentir a presença de Henrique. 


Pode parecer um pouco estranho, mas ler esse livro causou em mim um turbilhão de sentimentos que não sei defini-los muito bem. Só que não poderia apenas resumi-lo, ou resenhá-lo, eu precisaria de muito mais para dizer tamanha a emoção que estou sentindo nesse momento. Quero terminar essa resenha, talvez para muitos um tanto emocional demais, mas que para mim não poderia ser diferente. Sinto que deveria transmitir em palavras cada sentimento que pude encontrar nos parágrafos do livro. Talvez, seja uma das resenhas mais intimistas que eu já tenha escrito. Não me importo. Sinto-me contemplada por fazer parte dessa linda história. Já que todas nós somos um pouco Marina,um pouco Thaís, um pouco Francesca,entre tantos personagens marcantes desse livro.

Se você deseja por um momento refletir sobre a vida que você deseja e o que você tem como meta principal, leia esse livro porque ainda que eu escrevesse mil resenhas eu não conseguiria exprimir tudo o que há de tão especial nesse livro. Eu super recomendo e se eu pudesse o daria mil estrelas, e ainda seria pouco!
Não percam essa oportunidade. Leiam,se emocionem,se entreguem...

"...Largo a espera e sigo o sul. Fica forte, sê amada. Quero que saibas que ainda não te disse nada... Pede-e a paz,dou-te o mundo..." (pág.231)

Gostaria de agradecer muito ao Mauricio por permitir que a Cachola fizesse parte desse lindo projeto! Fiquei muito feliz e só tenho a lhe agradecer por todo carinho e atenção.
Eu gostaria de compartilhar uma das músicas citadas por Mauricio no decorrer do livro que acho bem propício para descrever a magnitude e a beleza que representa esse livro. Entre tantas músicas maravilhosas que foram citadas, eu acho que é essa a que representa melhor tudo o que eu tentei descrever nessa resenha:



Se vocês querem saber um pouco mais sobre essa obra maravilhosa não deixem de acessar o blog e o canais onde se encontram Mauricio Gomyde.


BLOG - TWITTER - FACEBOOK - SKOOB

Espero que tenham gostado da resenha. Mas,se não gostaram, comentem mesmo assim!!

Ficarei muito feliz!!
Obrigada à todos!
Bjs!

Você pode gostar disso também

43 comentários

  1. Gostei da resenha, eu já li o livro e posso dizer que adorei, é um livro realmente muito bom, o Maurício arrasou! *-*

    Bj;*
    Naty.

    P.S.: Feliz Natal pra você! ;D

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, to louco pra ler esse livro 

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem ?

    Adorei sua resenha! :)
    Estou um pouco curiosa sobre esse livro.. só vejo o pessoal elogiando, parece ser bom!

    Beeijos,
    Ler e se Aventurar

    ResponderExcluir
  4. Olá Amiga!!
    Nossa, vejo que vc realmente se emocionou com o livro, e é muito bom quando isso acontece, terminamos de ler e ficamos nos sentindo completas!
    Eu tbm gostei de ler o livro, achei super romañtico e tbm me trouxe reflexões e me fez pensar na vida!
    O romance em si achei muito lindo e comecei a escrever mais cartas!!
    Só o final do livro que para mim ficou na minha imaginação mesmo, uma certa expectativa sabe, não acreditava que estava terminando o livro, queria mais páginas e ver o beijo dos dois!

    Bela resenha amiga! bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Feliz Natal!!!!
    O livro pela capa não diz muito, mas o conteúdo chama atenção ^^
    Espero poder ler, rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oie amei a tua resenha.

    quero muito ler esse livro, pena que não fui sorteada "/
    Tenho algo em comum com a Marina;
    Eu ainda escrevo cartas xD
    então galerinha se alguma de vcs escrevem ainda, dá uma passada no meu blog e confira o poste.
    Vem participar desse clube =)
    http://mahzinhasantana.blogspot.com/2011/12/ola-galerinha-nesse-mundo-tecnologico.html 

    ResponderExcluir
  7. La Mademoiselle http://mademoi23 de dezembro de 2011 às 13:33

    Oi,

    já li e adorei! Realmente é muito difícil resenhar esse livro...

    Ótima resenha! 

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse livro e por incrível que pareça essa música da Adele é minha favorita ^^.

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha Zilda e detalhe especial para esse livro que realmente é fabuloso! Abraços querida.
    Desde já Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  10. OMG, estou eu emocionada com a tua resenha e mordendo as cutículas de vontade de ler o livro! E olha que ando fugindo de livros, como posso dizer, emocionantes em demasia. Ain, resenha linda demais Zilda, MEGA parabéns 0/
    Beijão :*

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha. Fiquei curiosa para ler o livro. Parece uma história bem diferente!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  12. Zilda, eu já estava querendo ler esse livro, pois só leio coisas positivas a respeito do autor. Mas com a sua resenha eu estou vendo que eu preciso ler ele, parece ser bem intenso, apesar da simplicidade com que o autor narra sua estória.

    Bjo!
    Restaurante da Mente

     

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da resenha Zilda, parabéns!!! Já li o livro e gostei muito, virei fã do autor Maurício Gomyde. O autor usou um enredo viciante, envolvente e original.

    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Sua resenha ficou ótima! O blog está lindo!

    ResponderExcluir
  15. Luh - Blog Flor de Mulher23 de dezembro de 2011 às 15:00

    Oie Zilda!
    Tudo bem lindona?
    Vim agradecer seu carinho lá no Blog Flor de Mulher, demorei um pouco par vir te conhecer mas final de ano agente fica atolada de coisas pra fazer e o tempo acaba diminuindo né? rsrs''' mas aqui estou ;)
    Eu adoro ler, confesso que não é sempre por falta de tempo mesmo mas é uma delicia viajar não é???
    Esse livro parece ser lindo lindo, nossa já chamou minha atenção, vou pedir para eu marido rsrsr''' de Natal hehe
    Seu Blog está lindo e cheinho de coisas boas, já estou seguindo.
    Um beijo e um Feliz Natal pra você e sua família.
    Luh

    http://luanaflordemulher.blogspot.com 

    ResponderExcluir
  16. Ah eu quero ler esse livro!
    Mas eu não ganhei nenhuma promoção poxa vida! kkk'
    Eu li "O Mundo de Vidro", é me parece ser bem parecido. Não a história em si, mas, a mágica que o Mauricio consegue colocar em livros reais.
    Eu o conheci no Skoob e além de um ótimo escritor é uma ótima pessoa também. Muito simpático!
    Não vejo a hora de ler este livro!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. A leitora - Aos Leitores23 de dezembro de 2011 às 15:24

    Olá Zilda!
    Sua resenha está excelente!! Muito boa!
    Já visto coisas sobre esse livro em vários lugares, mas só agora lio uma resenha.
    Digo que gostei muitíssimo!  Esse pequeno trecho que você citou é lindo!  Gostei bastante da sua resenha, pois fazer resumo não é resenhar, o mais importante transmitir uma visão sobre algo, uma crítica, e a sua está ótima.

    Muitas pessoas não seguem muito o estilo "emocional" de escrita, mas eu particularmente gosto muito, pois acho que quando falamos sobre literatura, ou escrevemos um texto literário, isso é despertar sentimentos é essencial.

    Você agradece ao autor, e certamente os leitores te agradecem, pois o apoio que seu blog dá aos autores nacional é fantástico. Parabéns!

    Até mais!:*
    @Leitora1 

    ResponderExcluir
  18. Nossa Zilda, assim como você eu achei o livro lindo!
    Também senti vários sentimentos ao lê-lo, principalmente quando terminei. (fiquei paralizada com o olhar fixado).

    O Mauricio está ficando cada vez melhor, daqui uns tempos ele vira o Spaks do Brasil!!

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  19. parabéns pela resenha o livro realmente foi magico pra nos ~~

    leiturasvivas.com

    ResponderExcluir
  20. GabrielaLaganowskiReis23 de dezembro de 2011 às 15:46

    Segunda resenha sobre este livro que leio e amo! Definitivamente terei de ler... Novamente e a sensação de ser um livro que nos faz refletir e muito!

    ResponderExcluir
  21. Carla Menezes/ Livro & Pipoca23 de dezembro de 2011 às 15:56

    Nossa, pela maneira que você já iniciou a resenha e o pedacinho da sinopse ali em cima, fui conquistada pelo livro! Sem dúvidas, estou incluindo como meta de leitura em 2012! Sou leitora emotiva, que chora MESMO e tem que tirar o livro da frente pra não ensopar. Se meus livros de Nicholas Sparks falassem... ai de mim! =)

    Valeu, Zilda!

    Carla Menezes
    www.livroepipoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá

    Eu acabei de ganhar esse livro em uma promoção e não vejo a hora de ler. Pareceu-me muito bom. Parabéns pela resenha.


    Atenciosamente,
    R.S.Merces

    ResponderExcluir
  23. Cada resenha desse livro me deixa ainda com mais vontade de ler.
    Esta todo mundo falando tão bem dele! ;)

    ps: eu acho essa capa tão linda!

    ResponderExcluir
  24. Mias uma vez um ótima resenha Zilda! O livro parece ser bem interessante, mas a história, em partes, me lembra um pouco de "Cartas para Julieta". Realmente há livros que poderiamos citar coisas e mais coisas que não conseguiriamos falar o que ele representou para nós. O mesmo digo a classificação. O trecho citado parece tornar o livro bem poético, deve ser muito legal.
    Mais uma vez, parabéns pela resenha. Ficou ótima.

    Mateus Noremberg - Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  25. Poxa, Gostei siim da resenha!
    è a primeira q leio deste livro, confesso q pelo titulo e a capa não me animaram mto, mas as citações escolhidas e a resenha sim..
    Qm sabe qndo eu der uma baixada na minha listinha, eu venha a conhecer esta historia toda! :)

    PS: Gostei do video, apesar do tema triste.. a música é meio deprimente!

    bj

    ResponderExcluir
  26. Eu to com esse livro pra ler aqui em casa ainda, como fiquei no hospital vários dias a leitura ficou empacada,mas quero terminar logo...adorei a resenha....vou ler ele logo.....

    bjissss meu bem   

    ResponderExcluir
  27. Eu li, e achei perfeito. HAHA
    O autor me surpreendeu ( :
    Ótima resenha Zilda, beeijão :*

    ResponderExcluir
  28. Eu quero M-U-I-T-O ler Ainda não te disse nada! Parecia ser bom, até ler a sua resenha, depois de lê-la eu TENHO que comprar este livro.
    Bjins :* Felipe

    http://enquantoissonaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Quero muito ler Ainda não te disse nada ele parecer ser tão BOM.
    Vou tenta compra ele assim que der ou quem sabe ganho de presente *-*
    Adorei a resenha  :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  30. aaaaaaaaaaa desculpa desculpa!!! estava sem net esses dias o.o esquecidepagar kkkkk
    Mas nossa senhora que lindo sua resenha e quero ler esse livro e logo =(
    Beijinhos e FELIZ NATAL \O/
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  31. Sou apaixonada por esse livro.

    Muito bom
    Beijos, moda a eu

    ResponderExcluir
  32. Que o Menino Jesus renasça em seu lar, que a Luz da Estrela de Belém
    ilumine seus caminhos, que a força da união da família se manifeste, e
    que haja magia em seu coração nesse Natal e em cada dia de 2012!

    Feliz Natal!

    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  33. Que resenha ótima! Vou ler em breve esse livro também! O Mauricio escreve tão bem né?

    Beijos
    Wallace- www.ecolivros.com;br

    ResponderExcluir
  34. Estou louca por esse livro e não ganho em lugar nenhum hahahahahaha
    2012 é ano de gastar com os autores nacionais ;)

    Beijos
    @LeitoraIncomum 

    ResponderExcluir
  35. Ah estou querendo tanto ler esse livro, adorei a resenha me pareceu um livro que vou gosta muito, ah com essa música então da Adele linda linda amei esse post flor.
    Flor de desejo um feliz natal pra você e sua família repleto de alegrias !Beijo http://marifriend.blogspot.com/@Storieandadvic

    ResponderExcluir
  36. U-A-U!
    A tua resenha tá perfeita! Também amei o livro e não consegui colocar em palavras tudo o que senti ao lê-lo, tanto que escrevi isso em minha resenha. Acho que você conseguiu exprimir muito melhor tudo o que sentimos ao ler essa obra de arte. O livro consegue ser engraçado, romântico, ilário e muito, muito mais! Sábio, acima de tudo! Eu também chorei lendo-o, mas de felicidade, porque é lindo, lindo, lindo <3

    Beijão!

    ResponderExcluir
  37. Oi linda, como sempre arrasando na resenha!
    E este livro me deixando cada vez mais curiosa pra ler...
    Estou tentando ganha-lo nos sorteios por aí, será que darei sorte?
    A música é linda e amo esta cantora.
    Mais uma vez parabéns, e obrigado por fazer parte dos meus amigos.
    Feliz Natal, com muita saúde e paz. Bjus

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pela resenha Zilda! Já li Ainda Não Te Disse Nada e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Nossa!! Que resenha linda Zilda! 
    Essa é a segunda resenha que leio sobre o livro, e todos só elogiam; assim que der vou lê-lo e matar minha curiosidade.E o melhor de tudo é que é um autor brasileiro. 

    Parabéns pela resenha, espero que o livro me emocione tanto, quanto lhe emocionou.

    Beijo.

    Laís 
    http://nefelibatta.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  40. Amei a resenha Zilda!!!
    Muito linda mesmo! Fiquei com muita vontade de ler o livro agora!

    Feliz natal amiga!!!
    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  41. Esse livro parece ser muito legal!!

    Eu tenho ele, e tambem sorteei ele hoje,rsrs.André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir
  42. Oi Zilda!

    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas estou com muita vontade de lendo-o!

    P/S: Adele é maravilhosa, amo todas suas músicas, sou super fã, ótima escolha;)

    Beijokas

    ResponderExcluir
  43. Olá Zilda!
    Sua resenha ficou espetacular! Conseguiu transmitir exatamente o que o livro nos causa de uma maneira magnífica.
    Realmente o Mauricio nos emociona, nos toca e nos envolve em todas as suas histórias; nos envolve com seus personagens e nos sentimos parte do livro.
    Quando terminei a leitura, quis chorar, me apaixonar e viver algo - no mínimo! - parecido com a história de Marina.
    É uma história simples, mas pura e verdadeira.
    Não há elogios suficientes para a forma com que Mauricio escreve e cria livros brilhantes.

    Beijos,
    @umalimonada - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.