[Resenha] A Sombra no Sol - Eric Novello

by - quarta-feira, julho 11, 2012


Acostumado a caminhar no limiar entre a realidade e a ficção, Armando é enviado para São Paulo com uma missão inusitada: trazer um garoto de programa de volta à vida e então lhe oferecer emprego. Recebido pelo trânsito e pelo clima cinzento da cidade, nem mesmo os anos como gerente do Neon Azul o prepararam para essa possível conversa.Adiando o momento de encarar o cadáver, Armando remexe em uma mala com os pertences do morto e encontra um diário relatando a trajetória de Ícaro dos guetos à fama nas festas de alta sociedade e, posteriormente, seu encontro com a morte. Conforme vira as páginas do que julgava ser apenas uma agenda de telefones, a curiosidade se transforma na obsessão de saber o que há de tão especial naquele jovem para que ele mereça uma segunda chance. Naqueles relatos escritos à base de gozos e frustrações, ele encontrará a chave para devolvê-lo ao mundo dos vivos.A Sombra no Sol, romance de Eric Novello, reúne textos publicados online entre 2008 e 2012, com intervalos irregulares. São histórias viscerais, sem pausa para respiração, que discutem o que há por trás do desejo humano em seus acertos e desvios. Um soco na boca do estômago que nem o inexplicável é capaz de amenizar.Esses vinte e nove textos, agora revistos, reduzidos ou ampliados, ganham enfim o seu capítulo final, unidos pelas reflexões de um homem que não dorme nunca, e que veio em resgate de um personagem sentenciado em uma noite de profunda tristeza de seu criador. 


Em parceria com a editora Draco, a Cachola Literária foi contemplada no sorteio feito pela editora entre blogs parceiros. Sendo assim, a Cachola tirou a sorte grande e tem o prazer de resenhar um livro tão incrível quanto A Sombra no Sol

O livro contém 30 contos fascinantes que narram à história de Ícaro, um garoto de programa que vive na cinzenta cidade de São Paulo. Com uma escrita envolvente e exuberante, o autor nos conduz ao universo sombrio e solitário da vida de um garoto de programa. 

O autor esclarece que os contos reunidos no livro já faziam parte de um projeto, onde os contos já existiam e já haviam sido publicados anteriormente em seu site. Mais tarde, ele faria pequenas modificações até a conclusão do último conto _ “Ode aos Cacos”. 

O livro aborda um tema que faz parte do cotidiano de toda cidade grande. Fala sobre sexo sem hipocrisia e sem esconder o que há por trás da vida de garotos de programa como Ícaro. O jovem foge ao estereótipo do garoto fortão, musculoso e super atraente. Ícaro é uma figura enigmática. Sua personalidade e a maneira como se entrega aos seus clientes é o que faz a diferença. Ícaro é um “instrumento” de desejo. Ele transcende o sexo comum, o desejo de fazer sexo pelo simples ato. 

Os contos são narrados em sua maioria pela voz do personagem Ícaro, que relata suas relações amorosas, suas marcas e reflexões após inúmeras torças de clientes. Inicialmente, Ícaro encontra-se morto e cabe a Armando, gerente do bar Neon Azul (livro que aborda mais o personagem) a missão de oferecer uma nova chance a Ícaro. Só que Armando irá se deparar com o caderno de anotações de Ícaro, onde ele relata suas experiências com cada um de seus clientes. Armando terá de ler cada página desse caderno para compreender melhor a causa da morte de Ícaro e porque ele seria tão especial a ponto de merecer tal privilégio. A partir daí, o leitor é convidado a conhecer o mundo cinzento e sem glamour de um personagem tão rico e bem construído com Ícaro. 

Percorrendo os 30 contos temos a impressão de estar assistindo a uma peça teatral, ou melhor, uma tragédia grega com nova roupagem e com linguagem bem contemporânea. Eric Novello enche nossas almas de poesia através de 120 páginas. A Sombra no Sol é um livro eletrizante, não há como resistir à escrita de Eric e a maneira como ele conduz o leitor a se envolver com a narrativa. O autor nos encanta com sua descrição minuciosa dos encontros e desencontros da vida de Ícaro. 

Eric Novello expõe a nudez dos personagens explorando a busca pelo prazer inesgotável. Tanto Ícaro quanto seus clientes buscam exorcizar os demônios que habitam dentro de cada um. No escuro da noite, os personagens se despem do véu da moralidade que a sociedade prega aos quatro ventos. Ícaro é a figura representativa dessa sociedade que necessita e mantém jovens como ele para exorcizar tais demônios e devaneios dos que buscam o prazer carnal. 

Uma coisa é evidente: não existe glamour na vida de Ícaro. A prostituição é uma via de mão única. O mundo das drogas está diretamente ligado ao comércio do corpo. Pois, o corpo é apenas objeto e nada mais. A vida de Ícaro é como de tantos outros garotos de programas que vivem em inferninhos, seja ele localizado no gueto, na beira das estradas ou até mesmo em casas de luxo. 

A Sombra no Sol é um livro forte com uma narrativa impactante. Eric escreve contos como recita poesias, com requinte e sutileza, tudo na mesma proporção. Ícaro como tantos outros garotos de programa são como sombras que vagam pela manhã após noites sombrias regadas de muito álcool, sexo e drogas. 

O livro possui uma arte gráfica de altíssima qualidade. As páginas são feitas de papel pólen bold(aquelas amarelas e ásperas) e a fonte escolhida facilita a leitura. O texto está alinhado à direita e faz com que se assemelha a um caderno de anotações. A capa do livro é muito charmosa e toda a diagramação está em perfeita harmonia. 

A editora Draco está de parabéns pelo excelente trabalho e por nos presentear com a publicação de autores tão talentosos como Eric Novello. A Sombra no Sol é uma grande viagem ao submundo do sexo, sem máscaras, sem cortes ou pudores. Uma leitura simplesmente fascinante. 

Leitura recomendada! O leitor ficará preso e sem fôlego do início ao fim.


Sobre o autor 

Eric Novello é autor, tradutor e exorcista. Habitante relapso dos bares e inferninhos que retrata, não tem medo de expor suas sombras em um texto sujo de tinta negra e memórias desenterradas sob som e fúria. Pela Draco publicou também Neon Azul (2010). 
Visite ericnovello.com.br e conheça seus outros trabalhos.
Acompanhe Eric Novello no Twitter


FICHA TÉCNICA
Título: A Sombra no Sol
Autor: Eric Novello
ISBN: 978-85-62942-54-9
Páginas: 120
COMPRE AQUI: DIRETO NO SITE DA EDITORA DRACO
Adicione o livro no SKOOB

Você pode gostar disso também

10 comentários

  1. GabrielaLaganowskiReis11 de julho de 2012 às 17:29

    Nossa!! Adorei!! Vai pra minha lista!!! Curto livros fortes e impactantes e o gênero me agrada!

    ResponderExcluir
  2. OI Zilda!

    "A Sombra no Sol é um livro forte com uma narrativa impactante"

    Adorei! Adoro essas narrativas \o/\o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que resenha ótima de um livro aparentemente ótimo. A premissa do livro parece ser muito interessante e inteligente. Gosto quando os autores são ousados a ponto de falar de um assunto, que ainda é tabu, de uma forma tão genial. Estou curiosa para ler esse livro agora.

    Beijo
    Ana Caroline
    nosso clube do livro

    ResponderExcluir
  4. Oi Zilda, gosto muito das suas resenhas por serem completas e informativas. Gostei muito de conhecer esse livro, ele parece ser interessante e forte, o que me deixa com muita vontade de lê-lo.


    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa que resenha interessante. Pelo visto, o livro retrata super bem, as dificuldades e a prisão que a prostituição impõe a quem chega ao ponto de ser um garoto de programa. Como o Ícaro. Acho que vou ler, de longe esse livro me lembra Um Lugar no escuro do Leonardo Zegur. Por tratar de situações reais e fortes. Acho que vou ler *-*
    Linda resenha Zi, meus parabéns. Como o Caíque logo abaixo relatou, está bem completa. ;)
    Sucesso SEMPRE, você merece, beeijão :*


    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Zilda!
    Pelo que eu vi o livro deve ser uma maravilha não é?
    Fiquei curiosa para ler...
    Um super Beijo*

    ResponderExcluir
  7. Nossa Zilda esse livro parece maravilhoso neh? Ainn parabéns pela resenha,como sempre,está ótima \o/
    Beijokas...
    http://fomesedeevontadedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Zilda,

    Não conhecia esse autor e nem a sua obra, fiqeui bem curioso e gostei muito da sua resenha, conhecendo bons livros aqui...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Zilda!


    Pelo que você disse, o livro aborda temas bem fortes, e eu gosto disso. O número de páginas também é um atrativo, já que é difícil encontrar livros pequenos com essa qualidade que você descreveu. É uma pena que os livros da Draco tenham um preço salgado, existem vários títulos da editora que eu adoraria comprar mas o preço me impede. Quem sabe eu não faça uma exceção com A Sombra no Sol, não é?


    Beijos,
    Gabriel
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. ADOREI!
    Acabei de ver o lançamento desse livro no outro post.
    Depois vim ver do que se trata mesmo.
    Menina, que delicia. To precisando de um assim aqui!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.