[Resenha] O Mendigo - Edson Santos

by - quarta-feira, agosto 08, 2012

Hoje compartilho mais uma leitura incrível com todos vocês. Confiram a resenha do livro "O Mendigo" de Edson Santos publicado pela editora Baraúna.


Sinopse


Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém, a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa. É um homem que usa a sua experiencia de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos.

Título: O Mendigo
Autor: Edson José da Silva Santos

Editora: Baraúna
ISBN: 978-85-7923-242-8
Páginas: 236



* Adicione o livro no SKOOB

* Compre o livro: Site da editora Baraúna  ou direto com o autor pelo e mail: maestredson@hotmail.com

Avaliação:






Sempre estou em busca de novos autores nacionais e conheci o livro de Edson Santos através do blog da querida Cia do Leitor. Imediatamente, ao ler a sinopse do livro fiquei encantada e decidi ler o livro. O livro foi cedido pelo autor para ser resenhado e espero compartilhar a emoção de cada parágrafo lido. O Mendigo é um livro especial. Todos os adjetivos seriam poucos para exaltar sua perfeição. 

O livro conta-nos a história de Herbert, um sábio mendigo que perambula pelas ruas da cidade como tantos outros pedintes. Só que Herbert tem algo de especial. Ele vive em condições difíceis como todo morador de rua, mas ele não age com revolta perante tal situação. Herbert convive com todas as adversidades que a vida lhe impôs e sempre procura tirar um aprendizado dessas situações. 

Herbert conhece um grupo de amigos que moram numa vila. Os jovens terão suas vidas transformadas após conhecê-lo. O primeiro a se tornar amigo do mendigo é Marcos. Eles tornam-se grandes amigos. 

Herbert mora numa comunidade e tudo o que ele arrecada nas ruas, ele ainda divide com os outros moradores. Apesar do pouco que arrecada, Herbert dá inúmeras lições de solidariedade. Os amigos de Marcos propõem ajuda através de uma ação social na comunidade, cada um contribuindo com sua especialidade acadêmica. 

Marcos, Simone, Márcia, Carlos e Marcelo ficam amigos de Herbert. Somente Sandra, a única integrante do grupo não colabora com o projeto e repudia cruelmente Herbert por causa da sua aparência e condição social. Dessa maneira, Sandra se afasta cada vez mais de seus amigos. Com lições de solidariedade, amizade, justiça, amor e superação, Herbert vai colaborando e transformando indiretamente na vida de cada um do grupo estendendo seus ensinamentos para a família de cada um dos jovens. 

Todos convivem com algum tipo de conflito, seja de cunho familiar, profissional ou até mesmo pessoal, mas Herbert sempre transmite sabedoria com seus conselhos e vai transformando a vida de todos. 

Os personagens do livro são bem construídos conquistando o leitor, exceto Sandra e D. Evalina, sua mãe. As duas retratam o perfil de uma sociedade preconceituosa, hipócrita e arrogante, ou seja, é fácil reconhecer tal comportamento no nosso cotidiano. 

Sandra é chata, metida, fútil e muito arrogante. E não poderia ser diferente já que sua mãe é muito pior. Ambas vivem num mundo de aparências e abominam pessoas que não tenham bens e uma boa conta bancária. O livro descreve o comportamento preconceituoso da nossa sociedade através de personagens como Evalina e Sandra. Muitas mensagens de paz, amor, gratidão, amizade, superação, fé, solidariedade e moral, entre tantas outras tornam a narrativa edificante. 

A diagramação do livro é simples e todo escrito em folhas brancas. A capa do livro é linda contendo uma imagem singela e condizente a mensagem forte que o livro propõe. A leitura é viciante, sendo assim, o leitor devora as páginas do livro rapidamente. O Mendigo é um livro com uma narrativa linda e extremamente tocante. 

Indico a leitura do livro a todos. O livro transmite lindas mensagens que nunca devemos esquecer e convida os leitores a refletir sobre sua conduta moral. O Mendigo é o retrato fiel de uma sociedade individualista e preconceituosa. Mas, nada é permanente. Tudo é mutável. E a esperança é a última que morre. Pelo menos é assim que deveríamos pensar. Após a leitura do livro, fatalmente, o leitor refletirá sobre seus atos e escolhas. 

“Pode ser que ninguém melhore da noite para o dia, mas, paulatinamente com bons exemplos, boas conversas e boas atitudes, as pessoas chegam ao patamar de verdadeiros seres humanos.” (pág.167)

 Leitura recomendada!


Você pode gostar disso também

9 comentários

  1. Uau! Ótima resenha Zi!
    Sem dúvidas você colocou emoção e expressou exatamente o que o livro nos propõe, consciência, mudança e solidariedade.
    Amei que você tenha gostado do livro, pois pra mim, O Mendigo foi uma representação literária de amor ao próximo.
    Também indico! ^^
    Bjooooooooooooos!
    Ni

    ResponderExcluir
  2. Oi Zilda!
    Vi quando vc comentou do livro no face e fiquei curiosa, por isso vim conferir a resenha *-*.
    Adorei! Fiquei morrendo de vontade de ler.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa citação: “Pode ser que ninguém melhore da noite para o dia, mas, paulatinamente com bons exemplos, boas conversas e boas atitudes, as pessoas chegam ao patamar de verdadeiros seres humanos.” (pág.167).
    Parabéns por mais uma resenha!

    ResponderExcluir
  4. Histórias da vida real. Romance real. Quase uma Biografia.
    Adorei.
    Ainda não conhecia, e gostei muito!!!

    Parabéns pela resenha, ficou maravilhosa!!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida é um livro de aprendizado e crescimento!

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma vontade imensa de ler esse livro, mas a minha fila sempre cresce e acabo não comprando. Parece ser um livro enriquecedor e ideal para grandes reflexões.


    Beijos
    @LeitoraIncomum

    ResponderExcluir
  7. Fiquei emocionado com suas palavras, Zilda.
    É muito bom saber que o nosso trabalho está sendo agradável para algumas pessoas e super gratificante quando ele é útil para outras.
    Quero aproveitar esse espaço para agradecer o apoio e o carinho que vocês que possuem blog estão me dando.
    É deveras importante essa força e energia que vocês transmitem através dos comentários, entrevistas e resenhas

    Muito obrigado a todos(as) vocês!
    Um forte abraço.

    Um beijão enorme, Zilda!
    Deus abençoe todos os seus dias.

    ResponderExcluir
  8. Olá, excelente resenha.
    Todo livro nos ensina algo, alguns mais, como este. É uma boa leitura.
    http://escritorerc.blogspot.com.br/

    Bom dia, Ewerton Ricardo.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de ler seu blog pelos livros diferentes que você. E todos eles com qualidade incríveis. Parabéns pela sua resenha, é bom saber que existe mais um autor bacana e talentoso por ai.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.