|Resenha| A Escolha - Eduardo França @vidaconsciencia

by - terça-feira, setembro 18, 2012


Regina é uma bela jovem que chega à cidade grande cheia de sonhos e inseguranças. Por meio de algumas experiências alegres e muitas outras tristes, ela vai descobrir que somos nós mesmos os responsáveis por todos os acontecimentos do nosso dia a dia. Esta é uma história envolvente, repleta de personagens inesquecíveis, na qual muitos acreditam que estarão livres das consequências de suas atitudes, esquecendo-se de que a reencarnação nos torna cada vez mais conscientes dos verdadeiros valores do espírito. É a sabedoria da vida colocando em nossas mãos a responsabilidade de dirigir o nosso próprio destino.Viver é uma arte, e viver bem e feliz é uma tarefa que está diretamente ligada ao nosso livre-arbítrio. A escolha é sua!


A Escolha conta a história de uma jovem moça do interior que sonha em viver na cidade grande. Regina como toda moça de cidade pequena almeja uma vida melhor. Ela mora com sua mãe que todos conheciam como Menininha. Regina era uma jovem muito obstinada. Após a morte de Menininha, Regina é incentivada por Ivo, primo de sua mãe a seguir sua vida na grande São Paulo. Ivo promete dar assistência a Regina e recomenda que ela procure sua tia Caetana.

Regina parte para São Paulo para morar na casa de Caetana e Ivo sofre muito com sua partida. Ambos eram muito amigos e os dois sofrerão muito com essa separação. Ivo tinha Regina como filha e promete ajudá-la na realização de um dos seus sonhos: tornar-se professora. Na chegada à rodoviária, Regina conhece Danilo. Em meio à multidão, Danilo aproxima-se de Regina e lhe dá um cartão de visitas. Nesse momento, os dois sentem uma forte atração e se apaixonem perdidamente. Tudo parece perfeito, um verdadeiro conto de fadas, contudo muitos desencontros acontecerão na vida de ambos até que eles possam se reencontrar.

Regina vai morar na casa da tia e nem imagina o que lhe espera. Caetana é casada com Luís e mãe de Ana e Gustavo. Caetana tem um gênio muito difícil e não recepciona Regina muito bem. Caetana enxerga na sobrinha a possibilidade de ter uma empregada. Felizmente Regina poderá contar com a amizade de seu tio Luís e seu primo Gustavo, já que Caetana tem um gênio muito difícil e constante alteração de humor.

Caetana é muito severa e torna os dias de Regina um verdadeiro pesadelo. Mas, Regina é uma jovem de fibra e não entrega os pontos facilmente. Em 352 páginas o leitor sente-se aterrorizado com tamanha crueldade de personagens como Caetana e Vera, a secretária de Danilo. 

A Escolha é um livro incrível. A narrativa prende a atenção do leitor do início ao fim. A história é bem construída, os personagens são descritos detalhadamente e o que torna a leitura prazerosa é a fluidez com que Eduardo França descreve cada passagem dessa história tão bem elaborada. O livro transmite uma mensagem muito direta em relação ao comportamento das pessoas em seu cotidiano. A índole de cada indivíduo é fator determinante para que muitos fatos ocorram no seu dia-a-dia.

O livro põe em questão que somos responsáveis por todas as escolhas que fazemos ao longo de nossa vida. Certamente, alguns leitores dirão que isso é comum e que nada de novo está sendo dito. Mas, é exatamente o contrário.  Por se tratar de um romance espírita, a narrativa conduz o leitor a uma reflexão profunda que o aproxima da realidade. Os romances espíritas tem a capacidade de tocar nossos corações nos pontos mais difíceis.
O livro é narrado em 3ª pessoa. Na divisão dos capítulos temos uma ilustração simples. O desenho de uma linha é traçada, logo podemos compará-la a linha do destino que é traçado por cada indivíduo.

Os personagens são bem construídos e a linguagem utilizada pelo autor é de fácil compreensão. Todos os personagens possuem forte ligação. Cada situação é bem amarrada facilitando o bom desenvolvimento da narrativa. Como todo romance espírita, o lado sombrio de cada personagem é muito bem explorado.  Dessa maneira, o leitor se envolve facilmente com o sofrimento vivido por eles. O bem e o mal se confundem e ambos transitam na mesma linha tênue.

Os livros editora Vida e Consciência primam pela qualidade gráfica e principalmente, pela publicação de histórias bem escritas por excelentes autores.  A Escolha é o romance espírita mais completo que já li. Pois, contém uma narrativa incrível e uma escrita impecável. O livro desequilibra e mexe com a nossa consciência. O final do livro é magnífico e por esse motivo merece todos os elogios. A Escolha entra para a lista dos melhores romances espíritas que já li.

Recomendo a leitura do livro, assim como todos os demais livros da editora resenhados pelo blog. A excelência descreve bem o significado dessa obra.  Leia o livro e reflita sobre cada escolha feita ao longo de sua vida.

FICHA TÉCNICA
Título: A Escolha
Autor: Eduardo França
Número de Páginas: 352
ISBN: 9788577221721


Você pode gostar disso também

9 comentários

  1. Ahhhhhhhh eu amo livros assim! Eu quero, vou atrás! Mais uma resenha perfeita, minha querida! Ah sou sua fã, não tem jeito, é paixão mais que declarada...rsrs E achei a capa linda também! ;)

    Beijo, beijo no core!
    She

    ResponderExcluir
  2. GabrielaLaganowskiReis18 de setembro de 2012 às 16:21

     Gostei da resenha e a capa é lindíssima, mas o enredo acho que não combina comigo... Não sei se leria...

    ResponderExcluir
  3. É a minha atual leitura, dentre tantas AUSIASSA ;)
    Tõ gostando do livro, apesar de ser espírita (o que eu não sou), a leitura está saindo super rápida e proveitosa. Adorei a resenha Zi. Pelo visto não vou me desagradar. AH, e tõ gostando da pitada do romance que o autor coloca na trama HAHA Beeijo ;*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro:twitter - papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse livro, mas não me chamou atenção, quem sabe dou uma chance, mas não agora, rs. Parabéns pela resenha! =D

    ResponderExcluir
  5. Oi Zilda!
    Gostei da capa e da sinopse também, mas sua resenha realmente me chamou a atenção.
    Um super Beijo e parabéns*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha Zilda! Parece ser um romance espírita arrebatador! Fiquei interessada em ler! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Me fez lembrar do livro "Escolhas" de Luciene Gonçalves, claro que escolhas diferentes, temas diferentes, portanto não pode ser comparados...jamais.
    Mas, o fato de sermos responsáveis por nossas escolhermos e arcarmos com as consequências das mesmas, faz do livro interessante, pois, precisamos de exemplos para os diversos casos.
    Boa resenha!
    Nizete
    Ciadoleitor

    ResponderExcluir
  8. Renata (do blog Escuta Essa)19 de setembro de 2012 às 17:03

    Gostei da sua resenha e de saber que a editora é primorosa na parte gráfica, isso é muito legal.

    Valeu pela dica
    Beijinhos
    Renata 
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Oi Zilda!
    Gostei bastante da premissa do livro, nem sempre damos a atenção necessária às nossas escolhas, nem observamos as consequências delas com o devido cuidado. Com certeza esse livro deve trazer ótimas reflexões.
    Beijos... Elis Culceag.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.