|Resenha| Eva (Trilogia Olhares Livro 1) Ana Jensine

by - terça-feira, outubro 02, 2012



Uma mulher em fuga, um homem desconfiado, um passado que se torna presente com a descoberta do amor.


Neste primeiro livro da Trilogia Olhares, somos apresentados à Fazenda Filó, aos seus moradores, e à pequena cidade de Kerexú, no interior do Mato Grosso do Sul. 
É com esse cenário bucólico que Eva dos Anjos se depara ao ser acolhida por Margarete Ribeiro em sua fazenda. Dona Margô, como carinhosamente é chamada, se encanta pela menina envolta em mistérios, grávida e nitidamente em fuga. 
Eva conquista a todos com seu jeito meigo e amoroso e torna-se parte da família. Mesmo vivendo reclusa, relutando em libertar-se do passado, ela constrói a vida que sempre desejou e cria seu filho em um ambiente protegido. Aos poucos, vai se sentindo mais segura, até que a sensação de paz é abalada por desconfianças.
Desconhecendo as surpresas que o destino ainda lhe reserva, Eva descobre sensações que nem imaginava existir, enquanto o passado que acreditava ter deixado para trás vai ao seu encontro.




Imaginem um livro com uma linguagem simplesmente perfeita, uma escrita magnífica e com uma narrativa impecável. Imaginou? Estou descrevendo Eva; o primeiro livro da trilogia Olhares. Ana Jensine nos presenteia com uma história fascinante que se passa num cenário bucólico e encantador.

Com características de um romance regionalista, Ana Jensine descreve brilhantemente a vida dos personagens que habitam a pequena cidade de Kerexú, localizada no interior de Mato Grosso do Sul. Somos apresentados à Eva, personagem que dá nome ao livro. Eva chega à cidade de Kerexú muito abalada. Grávida, desempregada e sem moradia, ela encontra Dona Margô, uma senhora muito bondosa que lhe estende a mão em um dos momentos mais difíceis de sua vida.

Dona Margô leva Eva para viver na fazenda Filó numa desativada vila de funcionários. Dona Margô é  casada com o senhor José Francisco Ribeiro e mãe de quatro filhos: José Luiz, o filho mais velho, José Eduardo, responsável por cuidar da fazenda, Maria Clara e Maria Gabriela, a filha mais nova.

Eva é mãe de Lucas, um menino de 3 anos muito dócil e inteligente. Eva passa o tempo todo muito aflita e preocupada com a segurança do filho. Eva teme que os moradores da fazenda descubram o que há por trás de seu passado que tanto lhe aflige. Com o passar do tempo, Eva sente-se um pouco mais tranquila na fazenda Filó e seu tenebroso passado parece estar adormecido. Até a chegada de José Luiz. 

Sem adentrar muito na história para que os indesejáveiss "spoilers" não sejam liberados vamos atentar as principais características da narrativa.
Narrado em terceira pessoa, Eva descreve perfeitamente a vida rural na inóspita Kerexú. Todos os elementos da narrativa são primorosamente bem construídos, desde os personagens característicos que permeiam a vida rural até o ambiente bucólico e pitoresco descrito pela autora. 

Ana Jensine consegue prender o leitor até a última página do livro. Lembrando que, Eva é o primeiro livro de uma trilogia. Sempre fico muito receosa ao ler uma trilogia ou série porque muitos autores engatam uma série com um única finalidade: vender mais livros. E saem por aí, escrevendo qualquer coisa. Felizmente, não é o caso de Ana Jensine. Esbanjando talento e confiança, a autora começa com pé direito no mercado editorial.

Eva é uma personagem muito marcante, assim como todos os outros. Mas, as personagens femininas merecem o destaque. Dona Margô e Bianca, a fiel amiga de Eva colaboram com o bom desenvolvimento da narrativa. Os personagens masculinos não ficam atrás. Esbanjando sensualidade em trajes rurais, Luiz, Eduardo e João fazem a alegria da mulherada. 

O livro aborda um tema muito delicado: a violência doméstica. Com muita segurança, a autora descreve toda a agonia que muitas mulheres enfrentam ao conviver com esse drama. O tema é bem desenvolvido e faz com que o leitor se envolva com a história torcendo para que tudo seja solucionado. Eva descreve a vida de muitas mulheres que convivem com esse dilema e que simplesmente resolvem se anular diante da humilhação que lhe são impostas.   

Eva é um livro incrível no sentido amplo da palavra. Com uma narrativa coesa, a leitura flui e quando percebemos o livro terminou. E lamentamos: _ Poxa! Acabou?!
O livro possui uma linguagem impecável. Felizmente, a editora Novo Século fez um ótimo trabalho. Com uma diagramação simples e singela, o livro possui uma capa fosca com adornos de flores em verniz.

Eva é um livro muito especial. Nos dias de hoje, é muito difícil encontrar autores que escrevam sobre a nossa literatura nacional sem parecer piegas, sem que os personagens ou o próprio ambiente seja descrito de forma caricata, ou simplesmente que escrevam um romance clichê. Fico feliz de ter conhecido Eva e saber que existem ótimos autores escrevendo boas histórias que fogem a modinha literária. 

O livro reúne tudo o que leitor espera de um bom livro: personagens marcantes, uma história coesa, coerente e uma finalização condizente para um livro que inicia uma série. Eva é um livro repleto de emoções, que emociona o leitor com suas mensagens de amor, coragem, amizade, determinação e superação. 

Recomendo a leitura a todos. E não poderia dar outra nota que não fosse a maior. Espero que todos possam ter a oportunidade de ler essa obra fantástica escrita por Ana Jensine.
Agora, resta-nos aguardar pelo próximo volume da trilogia: Clara. Tenho certeza que vem muita emoção por aí. 


FICHA TÉCNICA
EVA –TRILOGIA OLHARES - LIVRO 1 
Autora: Ana Jensine
Páginas:320
Formato: 21 x 14 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-7679-769

Você pode gostar disso também

22 comentários

  1. Primeiro, a capa é muito bonita, com uma cor forte mas que consegue ser suave (adoro azul *-*). Também, eu concordo com você: na literatura brasileira, os que tentam escrever sobre nós acabam sendo mal sucedidos, com romances bem escrotos. O tema que "Eva" aborda é muito interessante, e é importante isso ser discutido numa época em que a violência doméstica está presente na vida de tantas mulheres ao redor do mundo; mas também é importante que ele seja tratado com delicadeza extrema. É irônico que, numa sociedade que se declara tão evoluída, temos um problema tão medieval como é o machismo. 
    Enfim, não tem como não ficar louca pra ler a obra depois de uma resenha tão apaixonada como a sua!

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Rafaela Fonseca Ferrarezi2 de outubro de 2012 às 16:47

    Até hoje não achei um livro nacional com uma história que chamasse suficientemente a minha atenção, a ponto de querer investir nele. Isso até ler a sua resenha e os seus elogios sem fim a respeito de 'Eva' *-* . Hoje em dia, é realmente raro ver alguém gostar tanto de um livro nacional e que não segue o padrão de 'modinhas' de sucesso. Fico feliz que um livro com uma história que parece ser tão comum no nosso mundo atual, tenha agradado tanto. Devido a isso, creio que terei que dar uma chance a essa obra u_u kkkkkkkkk.

    Ótima resenha! n_n
    Beeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ao ler a resenha me fez lembrar muito dos livros de José de Alencar, que gosto muito, e por isso me encantei pelo livro e realmente quero muito poder ler o livro todo.

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!
    Ainda não li um livro que fale sobre este tema, achei interessante o livro, me deu vontade deler!!
    Bela resenha e é claro que já estou participandfo da promoção!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  5. Já amei... Eva super protetora..sou mãe  e sou assim, quero muito ler agora, pela resenha,simples e fácil de ler...ameiiiiii

    ResponderExcluir
  6. #Aηα мαgιєяσ#2 de outubro de 2012 às 20:17

    Oi Zilda!!
    Ah que resenha maravilhosa. Me deixou intrigada menina, e essa tematica de assunto vou dizer a verdade, me deixou bastante curiosa. Sem contar que o livro tem todo este mistério não é mesmo? Mesmo sendo o primeiro de uma trilogia da para perceber que veio para abalar as estruturas rsrs'
    Adorei :)
    Beijos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  7. Super curiosa  para ler esse livro!
    Mistérios me deixam curiosa de mais!

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha! Fiquei intrigada sobre os detalhes da estória, e quais segredos nos aguarda em Eva! Com certeza é um livro que vai encantar muitos leitores =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  9. Linda Zilda. Sua resenha me deixou louca.
    Esses temas reais, que na verdade poderia acontecer conosco ou com uma amiga, é maravilhoso, e bem escrito então... Nossa!!
    Não conhecia a autora, nem seu livro, foi um grande prazer conhecê-los, ainda mais sendo apresentado de maneira tão perfeita.

    Parabéns!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  10. ótima resenha e parece que esse livro vai bombar, pois já é a segunda resenha com tantos pontos positivos sobre a obra! Fiquei muito interessada e espero logo poder le-lo. Quando li sua resenha veio em minha mente vários outros similares...
    espero que não tenham nada de parecido apenas serem escritos por ótimas pessoas...
    perfeito!
    bjs
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, perfeito esse livro.
    Ainda não conhecia nem o livro e nem a autora...Gosto de livros assim, me despertou uma curiosidade e uma vontade imensa de lê-lo!

    ResponderExcluir
  12. Ultimamente os brasileiros estão arrebentando, escrevendo livros magníficos.
    Gosto de ler livros assim, que retratam a  vida real, os sentimentos do personagem em relação a sua vida. È bom ler fantasias, romances e tals, mas temos que de vez em quando pegar um livro que nos leve a realidade para que possamos refletir e mudar.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito, parece ser bem envolvente!!! Mas essa coisa de trilogia me preocupa... sou ansiosa, quero ler tudo seguidamente... haja unha para ser roída.

    ResponderExcluir
  14. Não gosto muito de estórias regionalistas. Não é nenhum tipo de preconceito, apenas tenho dificuldades em imaginar alguma trama regionalista que realmente me prenda e me encante. Bobeira de quem mora em cidade grande, talvez, sei lá. Mas, falando do que interessa... Mesmo com essa minha chatice, não posso negar que logo na sinopse me senti tentada e interessada pelo livro. Não pela ambientação, mas pelas minúcias, pelo desenrolar, pelo que fez o livro ter recebido "5 curtis". Consegui imaginar mil coisas enquanto li a resenha, mil desfechos e possíveis "problemáticas". 
    Fiquei curiosa, espero ganhar o livro! 

    ResponderExcluir
  15. gostei muito da resenha, esse livro me parece realmente bom nao vejo a hora de le-lo 

    ResponderExcluir
  16. Seria um cenário bucólico até se fosse na capital HAUIHAIUHAIUHAUHA
    Okay, parei!
    O que me chamou mais atenção é ser no MS - cidade que eu moro atualmente.
    Nunca lio nenhum livro - que não fosse produto de TCC - que seja passado no MS. Fiquei curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  17. Gostei da resenha, você parece ter gostado do livro, maassssss... eu não gostei da capa. Sim, eu julgo um livro pela capa. E essa coisa monocromática não tem muita relação com a história. Mas eu quero ler do mesmo jeito, e eu vou ganhar na promoção, com crtz, muahahaha

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante da resenha, nunca tinha visto antes esse livro, mas lendo aqui, fiquei bem curiosa.
    É realmente raro vermos livros assim, e que abordam assuntos diferentes, como Eva.
    Adoro livro narrado em 3° pessoa, sempre temos uma visão mais ampla da história.
    A capa é linda. Bem simples mas encantadora.

    ResponderExcluir
  19. Todo mundo fala pra mim o quando esse livro é bom e essa é mais uma resenha que eu li sobre ele que me deixou intrigada. Amei!

    ResponderExcluir
  20. Ainda não conhecia esse livro, mas pela sua resenha, parece ótimo!

    ResponderExcluir
  21. Já tinha lido algumas resenhas sobre Eva. mas não tinha me convencido ainda, porém após ler a sua meu estado de espirito se defini assim : COMO EU AINDA NÃO LI ?
    O fato da autora ser Brasileira só aumenta ainda mais minha vontade de ler *-* 

    ResponderExcluir
  22. Participando e torcendooooo! 
    Bjos
    Ni
    @ciadoleitor:disqus 
    nizeteribeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Sua participação é muito importante.